LINHAS ORIENTADORAS
O GEscuta é um projeto que tem como objetivo apoiar pessoas em crise e/ou sofrimento através de um acompanhamento baseado no método de Relação de Ajuda. Qualquer pessoa pode ser acolhida na sua dimensão existencial e espiritual, perante qualquer experiência de sofrimento ou vulnerabilidade (doença, solidão, luto, desemprego, falta de rendimento escolar ou profissional, mau relacionamento com os outros ou consigo mesmo, ausência de sentido para a vida, dificuldades espirituais, etc.). O GEscuta não é, no entanto, um gabinete de psicologia nem um confessionário. O GEscuta rege-se pelas seguintes linhas de orientação:
1. O GEscuta assume-se como um centro de ajuda em que é utilizado um estilo de relação que lança mão dos conceitos da psicologia humanista e existencial, de técnicas psicoterapêuticas e de Counselling, o que exige uma formação formal por parte dos voluntários.
2. O GEscuta é formado por uma equipa diversificada e multidisciplinar de membros que, de uma forma voluntária, gratuita e responsável, dispõe de um tempo semanal para o acompanhamento de quem o procura.
3. Os membros da equipa têm formação inicial e contínua, de modo a manter um nível elevado de boas práticas e um atendimento padronizado, independentemente da sua formação de base. Poderá, no entanto, haver referenciação para um acompanhamento por um voluntário em particular, devido à sua formação de base e/ou complementar específica.
4. Os pedidos para acompanhamento no GEscuta são feitos por telefone, mail ou mensagem para um contacto centralizado. O membro da equipa a quem o pedido for assignado deve contactar a pessoa que o pediu e marcar a data e hora de atendimento, no mais curto espaço de tempo possível.
5. O acompanhamento é realizado no número de sessões adequadas à pessoa e às suas circunstâncias, não devendo ultrapassar o número total de 20, no decorrer de um ano. Cada atendimento deverá ter a duração máxima de 60 minutos.
6. No início do acompanhamento, a pessoa ajudada deverá assinar uma declaração de autorização de recolha e tratamento de dados pessoais. No final do acompanhamento deverá ser preenchido, de forma anónima e confidencial, um questionário de satisfação acerca do apoio prestado.
7. Os direitos da pessoa acompanhada passam por:
- Receber atenção integral, em todas as suas dimensões, de forma acolhedora e compreensiva, sem emissão de juízos de valor;
- Respeito pelo caracter confidencial do que é partilhado;
- Poder desistir do acompanhamento em qualquer momento;
- Ser recebida e acompanhada sem discriminação e independentemente da sua idade, género, condição social, ideologia política ou credo religioso.
8. Os deveres da pessoa acompanhada passam por:
- Apresentar-se nos atendimentos na data e hora acordadas;
- Avisar e justificar, de preferência com uma antecedência mínima de 24 horas, em caso de não comparência a uma sessão marcada. A falta de comparência, salvo com aviso prévio atempado, pode conferir a anulação do pedido de ajuda;
- Respeitar o número de sessões e o tempo estabelecido para cada sessão.
9. Se necessário, aquele ou aquela que procuram ajuda podem ser aconselhados a recorrer a outros profissionais, devendo, neste caso, prover aos encargos relativos à ajuda com eles contratada.
10. Os atendimentos são gratuitos, no entanto, são aceites donativos que surjam espontaneamente da iniciativa de quem solicita ajuda. Estes donativos são entendidos como uma ajuda financeira à Associação GEscuta para fazer face a todas as despesas inerentes ao exercício da sua missão.
