QUEM SOMOS

O Centro de Escuta apoia pessoas em crise e/ou sofrimento

Qualquer pessoa pode ser acolhida na sua dimensão existencial e espiritual, perante qualquer experiência de sofrimento ou vulnerabilidade, nomeadamente em situação de doença, solidão, luto, desemprego, desenraizamento, mau relacionamento com os outros ou consigo mesmo, ausência de sentido para a vida ou, simplesmente, necessidade de ser escutada ou de melhor se conhecer.

A necessidade de ser escutado

Este projeto nasce de uma necessidade premente atual – a de ser escutado. Na nossa sociedade, que faz a apologia da felicidade numa cultura do mais forte, podemos estar rodeados de pessoas e, ainda assim, não ter ninguém que nos escute verdadeiramente num espaço seguro, de confiança e sem julgamento. Temas relacionados com a tristeza ficam muitas vezes arredados das conversas, pois apenas partilhamos determinados aspetos que pensamos serem aceites e valorizados, o que torna as relações mais superficiais e pobres. A escuta, contudo, tem um impacto profundo na saúde emocional, psicológica e espiritual de uma pessoa, por isso, o Centro de Escuta constitui um verdadeiro recurso social de prevenção e promoção da saúde mental, que dá uma resposta integral e única, complementar aos apoios atualmente existentes.

A equipa

O Centro de Escuta é formado por uma equipa de pessoas com formação específica que, de forma voluntária, gratuita e confidencial, presta acompanhamento psico-emocional a quem o procura. Os Gabinetes de Escuta, contudo, não são gabinetes de psicologia, pelo que pessoas com situações que configurem diagnósticos de psicopatologia serão encaminhadas para outros profissionais integrados em estruturas na área da saúde mental.

A Associação GEscuta, uma Associação privada de fiéis, com personalidade jurídica no foro canónico e civil, sem fins lucrativos, é a entidade responsável pelos Gabinetes de Escuta. A Associação tem a sua sede na Rua Nova de São Mamede, 1. 1250-172 Lisboa.