QUEM SOMOS
O Centro de Escuta, constituído por Gabinetes de Escuta de implementação geográfica complementar, tem como objetivo apoiar pessoas em crise e/ou sofrimento. Qualquer pessoa pode ser acolhida na sua dimensão existencial e espiritual, perante qualquer experiência de sofrimento ou vulnerabilidade, nomeadamente em situação de doença, solidão, luto, desemprego, desenraizamento, mau relacionamento com os outros ou consigo mesmo, ausência de sentido para a vida ou, simplesmente, necessidade de ser escutada.
Este projeto, da responsabilidade da Associação GEscuta, nasce de uma necessidade social atual, a necessidade de ser escutado, compreendido e acompanhado em momentos de crise. O apoio prestado concretiza-se na ajuda à recuperação da esperança e na identificação dos recursos próprios, para enfrentar estas situações da forma mais saudável possível. Este Centro de Escuta constitui, assim, um verdadeiro recurso social de prevenção e intervenção na área da saúde, pois dá uma resposta integral e única, complementar aos apoios atualmente existentes. Um número significativo de médicos, trabalhadores sociais, religiosos e outros profissionais têm encaminhado pessoas para recorrer à nossa assistência, pelo que os Gabinetes de Escuta se tornaram um verdadeiro apoio ao serviço da comunidade local.
O Centro de Escuta é formado por uma equipa diversificada e multidisciplinar de membros que, de uma forma voluntária, gratuita e responsável, dispõe de um tempo semanal para o acompanhamento de quem o procura. Os voluntários da equipa têm formação formal em Relação de Ajuda e fazem formação contínua, de modo a manter um nível elevado de boas práticas e um atendimento padronizado, independentemente da sua formação de base. A equipa conta com um Coordenador Técnico, profissional da área da saúde mental.
A associação GEscuta é uma Associação privada de fiéis, com personalidade jurídica no foro canónico e civil, e não tem fins lucrativos.
A Associação tem a sua sede na Rua Nova de São Mamede, 1. 1250-172, concelho e distrito de Lisboa.
Corpos sociais
Direção
- Presidente: Fernando Sampaio
- Secretário: Sandra Chaves Costa
- Tesoureira: Joana Coimbra
Assembleia-Geral
- Presidente: Margarida Neto
- Vogais: Fátima Gonçalves, Márcia Queiroga
Conselho Fiscal
- Presidente: Cecília Aleluia Alves
- Vogais: Sónia Melo