EVENTOS E NOTÍCIAS
Conferência “Escuta Empática” no dia da Visão da Organização Alpha Portugal
No dia da Visão da Organização Alpha Portugal, dedicado aos líderes das ferramentas Alpha, com o propósito de motivar e inspirar cada líder com temas pertinentes ao movimento foram convidados dois oradores: Sandra Chaves Costa, Coordenadora do Gabinete de Escuta, para falar sobre o tema “Escuta Empática” e João Pedro Tavares, que lidera a UNIAPAC Europa (Associação mundial de Empresários e Gestores Cristãos) com o tema “Gestão Empática”.
Conversas no 100, o mundo (en)contraste: “Guerra e Paz”
A coordenadora do Gabinete de Escuta esteve numa conversa com Lívia Franco.
Entrevista do Pe. Fernando Sampaio ao programa Ecclesia
Entrevista transmitida no programa Ecclesia do dia 13 de janeiro de 2025.
Cáritas de Lisboa e GEscuta unem esforços para escutar mais pessoas com problemas
A Cáritas Diocesana de Lisboa e a GEscuta, associação de Gabinetes de Escuta dedicada a acolher pessoas em crise e/ou em sofrimento, assinaram um protocolo de cooperação, com o objectivo de “reforçar a resposta social às necessidades da comunidade, promovendo solidariedade e cooperação”.
O sofrimento – a importância no narrar e na escuta
O sofrimento é uma parte integrante da existência humana, e atravessa a vida de todos nós. Todos o conhecemos e, no entanto, temos dificuldade em traduzi-lo por palavras, já que sendo uma experiência subjetiva assume em cada um, e em cada momento, diferentes expressões e intensidades.
O que devemos e não devemos fazer quando apoiamos alguém em luto
O luto não se veste sempre de preto. O luto não é sempre anunciado ou marcado ao sétimo ou ao trigésimo dia. Contudo, o luto sempre chega, por vezes demora-se, outras vezes complica-se e depois vai ou não embora. E é através dele que nos humanizamos, que nos lembramos do que vivemos e ganhamos mais oxigénio para continuar a viver.
Igreja/Luto: O acompanhamento deve «escutar sem julgar», evitar «frases feitas» e conselhos que «não são pedidos»
Coordenadora do Gabinete de Escuta enumera pistas para quem quer acompanhar com compaixão alguém próximo que está a atravessar uma situação de perda.
Solidão: o que fazer?
A solidão é uma experiência humana universal inevitável. Por mais que tenhamos relações próximas, há sempre uma parte da nossa experiência que é solitária, individual. Muitas vezes mal vivida pode influenciar a saúde mental e emocional.
Uma ideia sobre “Relação de Ajuda”
Os voluntários do GEscuta (Gabinete de Escuta) usam, nos seus encontros de escuta, o método e a técnica de “Relação de Ajuda”. De que se trata?
Uma arte que pode transformar vidas
No mundo onde a velocidade e a tecnologia dominam as interações, a escuta atenta e empática tornou-se uma raridade. A sociedade atual valoriza mais o falar do que o ouvir. As tecnologias de comunicação promovem a superficialidade das interações, onde muitas vezes as mensagens são trocadas sem uma verdadeira compreensão mútua.
A dimensão espiritual da vida humana
Diferentes tradições culturais, religiosas e filosóficas têm procurado entender e explicar a dimensão espiritual que, embora intangível, é intrínseca à experiência humana. A espiritualidade, neste contexto, não se limita à prática religiosa, mas abrange um espectro mais vasto de experiências e perspetivas que transcendem a mera existência corporal.
A solidão é uma epidemia e cada vez mais jovens sofrem dela também
Sandra Chaves Costa e António Pedro Monteiro: a solidão “pode acontecer mesmo quando estamos rodeados de pessoas”.
Cuidar de mim é o primeiro passo para melhor cuidar dos outros
Cuidar pode traduzir-se na atenção ao outro, na empatia pelas suas necessidades, na promoção do seu bem-estar, dar de si, partilhar, interdepender. Assenta no amor ao próximo, em querer o seu bem e contribuir para o mesmo, através da doação da sua vida, do seu tempo, dos seus recursos.
Gabinete de Escuta na Canção Nova
Entrevista a Sandra Costa, coordenadora do Gabinete de Escuta, ao Canal Canção Nova.
Formação de Capelães/Assistentes Espirituais
Ocorre de 29 de novembro a 1 de dezembro de 2021 a formação de capelães e assistentes espirituais.
Formação “Faço-me Próximo à Distância”
Atividade de formação de voluntários, que pretende capacitar pessoas com um forte sentido solidário e social que queiram, ser voluntárias de companhia à distância a pessoas idosas em situação de solidão.
Ouvir e Escutar
Sandra Chaves Costa, coordenadora do Gabinete de Escuta (GE), um serviço apoiado pelo Patriarcado de Lisboa, com cerca de três anos de atividade, começa por amplificar o sentido da escuta.
GEscuta chega a Oeiras
A Unidade Pastoral de Nova Oeiras e de São Julião da Barra inaugurou um centro de escuta em Oeiras. O GEscuta Oeiras funciona agora no Centro Social Paroquial de São Julião da Barra.
Fernando Sampaio. “O nosso sofrimento só nos mete pavor quando é absurdo”
Capelão hospitalar há 33 anos, a missão tornou-o mais grato pela vida e mais atento aos outros. Fala da fé que se encontra nas enfermarias e da dor que precisa de ser escutada. E de quem a escute.
Faith’s Night Out 2019
Presença do Gabinete de Escuta no Faith’s Night Out 2019 – Évora.